Cacique Doble realiza VI Conferência Municipal de Saúde

Publicado em 13/07/2015, Por Assessoria de Imprensa

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a prefeitura municipal de Cacique Doble, através da Secretaria da Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou na tarde de sexta-feira, 10 de julho, a VI Conferência Municipal de Saúde, em Cacique Doble.  O evento que teve o objetivo de avaliar a situação da saúde no município e propor melhorias para a área, aconteceu no Sport Clube Internacional, reuniu mais de 130 pessoas entre usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviço público e privado.  O prefeito Clairton Pasinato fez a abertura oficial e lembrou a situação difícil dos repasses para a saúde do estado e União. "Apesar de todas as dificuldades estamos conseguindo manter um sistema de saúde de qualidade, buscamos atender a população e faremos o possível para continuar. E este encontro tem um papel muito importante para a reflexão e discussão de propostas, para trazer desenvolvimento do município na área da saúde." disse o prefeito. Para o secretário da saúde, Daltro Beltrame a participação da comunidade caciquense poderia ter sido maior, já que saúde é um tema bastante importante e a conferência é um debate da situação atual da saúde, com discussões de fórmulas novas, uma análise das prioridades e que definiu diretrizes para as políticas públicas de saúde para os próximos anos.  "A participação da população poderia ser maior, pois a saúde envolve toda a nossa comunidade caciquense, mas gostaríamos de agradecer quem participou. Tem coisas importantes acontecendo na área da saúde, neste momento de grave crise, ainda estamos privilegiados, já que não houve cortes nos atendimentos em Passo Fundo", diz.  Daltro, ainda destaca a reforma do Hospital São Roque que deve acontecer nos próximos meses. "Estamos fazendo o possível para atender melhor, como é o caso dos recursos que conseguimos de mais R$120 mil para investir na infraestrutura do hospital", destaca o secretário.  Daltro, também explica que a partir do dia 12 de julho o Hospital São Roque passa a cobrar uma taxa de atendimento de pessoas que procurarem o serviço em casos considerados não urgentes, em horários de plantão.  O painel principal da VI Conferência da Saúde foi com o médico e auditor de SUS, José Mário Ceni Barreto, que falou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os direitos e deveres dos usuários. O médico auditor explica que o SUS é feito de direitos e deveres.  "O Sistema se modifica a cada ano e se adapta a realidade da saúde do povo brasileiro. A pessoa tem direito ao sistema, mas o sistema tem regras e essas regras devem ser cumpridas. A pessoa não deve usar o sistema, tem que usufruir do sistema. Por exemplo, as pessoas que têm plano de saúde devem evitar usar o SUS, a pessoa que tem direito ao SUS é aquela que não tem nenhum convênio ou plano de saúde. O grande gargalo do sistema são as pessoas que usam erroneamente o sistema", afirma o médico.  Durante o painel o médico José Mario explicou quais são as obrigações que a prefeitura tem, e destacou que o transporte de acompanhantes de pacientes para outras cidades para tratamento não e uma obrigação do município, apenas em casos especiais pedidos pelo médico. Também enfatizou que o atendimento de plantão é para casos de urgência e emergência. E lembrou que a campanha de vacinação é um dos casos que mais as pessoas erram no uso do serviço público, porque as vacinas são oferecidas, mas a procura é pequena.  "A obrigação do município é pura e simplesmente com o doente. A prefeitura não tem estrutura e nem carro para isso. E também doenças sem gravidade devem ser tratadas nas Unidades Básicas de Saúde e não no plantão", explicou.  A conferência também teve a participação presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mara Regiane Soares Beltrame.  Após o painel, os presentes foram divididos em grupos, para debater o tema principal, e em seguida os participantes elaboraram um relatório que será entregue na 7ª Conferência Estadual da Saúde que será realizada de 18 a 20 de setembro, em Porto Alegre e na 15ª Conferência Nacional de Saúde, programada para o período de 1º a 4 de dezembro, em Brasília.