AUXÍLIO ESTIAGEM COMEÇOU SER PAGO EM CACIQUE DOBLE

Publicado em 16/10/2022, Por Assessoria de Imprensa

SOS Estiagem

Nesta semana que passou, começou a ser pago o valor de R$ 1.000,00 como forma de auxílio para os atingidos pela estiagem no Estado do Rio Grande do Sul. O pagamento está sendo efetuado por grupos. O primeiro grupo beneficiário pertence aos assentados da Reforma Agrária, quilombolas, indígenas e ribeirinhos, com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) em 29 de março de 2022. Os contemplados devem residir no meio rural de um dos 416 municípios gaúchos que tiveram situação de emergência, em decorrência da estiagem, homologada até 31 de março de 2022.

Como sacar o valor?

Para sacar o auxílio, o público destinatário deverá se dirigir até uma agência do Banrisul, onde deverá apresentar documento de identificação com foto e o número do CPF. O saque não precisa ser realizado no município de origem. Após o depósito dos valores, os beneficiários terão o prazo máximo de 80 dias para retirar o recurso. Transcorrido esse prazo sem a realização do saque, os valores remanescentes retornarão ao Estado.

O auxílio de R$ 1 mil será pago a apenas um indivíduo do mesmo núcleo familiar. O valor deverá destinar-se, preferencialmente, para a aquisição de alimentos e outros gêneros de primeira necessidade; para sementes e insumos agrícolas e para alimentação animal.

Valor do benefício: R$ 1.000

Onde: qualquer agência do Banrisul

Quando: a partir de 13 de outubro de 2022

Prazo: até 80 dias para saque

Se você faz parte do Grupo 1 - Povos e comunidades tradicionais e assentados de reforma agrária, saiba se você tem direito acessando o link abaixo:

Com relação ao Grupo 2 – para agricultores familiares, ainda não está disponível o saque do auxílio. No momento quer for disponibilizado, a Secretaria Municipal de Agricultura fará o comunicado nas plataformas de comunicação da Prefeitura.