Prefeito de Cacique Doble participa de reunião na Famurs sobre os Hospitais de Pequeno Porte

Publicado em 29/06/2015, Por Assessoria de Imprensa

Técnicos da SES devem elaborar proposta de melhoria para apresentar aos prefeitos nos próximos dias

O prefeito de Cacique Doble, Clairton Pasinato participou de uma reunião com o secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, prefeitos e secretários de saúde dos municípios que contam com Hospitais de Pequeno Porte, no dia 11 de junho,  em Porto Alegre, para fortalecer o diálogo com relação a readequação do atendimento dessas instituições.

O secretário assegurou que o diálogo entre as prefeituras e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) será constante, e a readequação dos hospitais será analisada caso a caso."Não haverá imposição por parte da Secretaria", garantiu o secretário, informando ainda que a política para as instituições de pequeno porte está sendo formatada por técnicos de todos os níveis da SES . Nos próximos dias, a SES estará apresentando a proposta aos prefeitos, e em conjunto com os municípios, será possível construir a melhor alternativa.

"A Secretaria da Saúde é, e quer ser cada vez mais, parceira dos municípios. Nosso objetivo é construir caminhos, junto com vocês, para que a saúde seja cada vez melhor, que as prefeituras consigam, na Atenção Básica, resolver a maioria dos casos e quando necessário, a Secretaria garantir o atendimento hospitalar, concluiu João Gabbardo na sua fala aos prefeitos.

Para o prefeito Clairton a afirmação do secretário estadual é uma boa noticia, sendo que as dificuldades causadas pelos atrasos nos repasses para saúde já estão se refletindo nos trabalhos em manter o hospital do município.

"Nós temos um contrato de repasse que se encontra atrasado e já nos trazendo dificuldades de manter o hospital aberto, problema enfrentado não só em Cacique Doble, mas em todos os pequenos hospitais que não geram AIH (Autorização de Internação Hospitalar) e não tem blocos cirúrgicos. O secretário nos colocou que houve uma má interpretação do que ele falou sobre que poderiam ser fechados alguns hospitais, e na verdade ele afirmou que isso não ocorrerá. Ainda afirmou que a partir do dia 26, um grupo técnico da SES realizará um estudo e deve apresentar uma proposta aos prefeitos. Esperamos que o mais breve possível, o estado tenha uma solução para os problemas e que nós possamos manter o hospital em condições de atender a nossa população", destaca o prefeito caciquense.

Outros temas também foram abordados na reunião como a segurança dos pacientes, bem como a necessidade e importância do fortalecimento da Atenção Básica. O Secretário Gabbardo anunciou algumas medidas de apoio aos municípios, como o pagamento do PIES, a partir do segundo semestre, e o curso de gestão aos administradores hospitalares, que será ministrado pela Escola de Saúde Pública. Essas medidas deverão ajudar na expansão da cobertura de Atenção Básica e na melhoria da gestão dos hospitais.