Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Editora Bichinho lança livro "A Rosa Kaingang"


Publicado em 27/09/2021, Por Assessoria de Imprensa

A Editora Bichinho, de Sananduva/RS entregou para a prefeitura de Cacique Doble o livro intitulado “A Rosa Kaingang”. O livro faz parte do projeto A Rosa Kaingang, financiado pela, Lei Aldir Blanc.

O livro relata uma pequena parte da história da vida de Maria Rosa Ferreira, que deu origem à personagem Morena Rosa.

Na vida real, Maria Rosa nasceu em uma fazenda localizada nas proximidades da cidade de Esmeralda/RS, onde os trabalhadores negros eram mantidos como escravos e, aos 4 anos de idade fugiu desta fazenda, tendo sido encontrada em Cacique Doble/RS por um indígena, dias depois.

Acredita-se que a então menina tenha percorrido cerca de 15 quilômetros, distância que separa as duas cidades, a pé e sozinha.Durante a realização do projeto e a primeira edição do livro (abril de 2021 a setembro de 2021) Maria Rosa ainda está viva e gozando de boa saúde e lucidez, aos 109 anos de idade.

Para a editora, a história da fuga de Maria Rosa pode ser um “achado” aqui nesta região do Estado do Rio Grande do Sul, mas ela não é exclusiva daqui, pois assim como esta, inúmeras outras histórias de superação, força e coragem vivenciadas pelos povos negros e indígenas são contadas em todo o Brasil e constituem a história da nossa sociedade e do nosso país.

Para a sua realização o projeto recebeu total apoio da Secretaria de Educação de Cacique Doble, que fará a distribuição dos livros para os alunos, escolas e bibliotecas da cidade. O livro, bilíngue, foi escrito por  Neli Maria Luchese Stangerlin e traduzido para o Kaingang por Moacir Ferreira Doble, ambos de Cacique Doble.

O conteúdo digital do projeto está disponível gratuitamente na internet, que contém o vídeo livro com narração em português e kaingang, legendagem, janela de libras e audiodescrição, assim como o livro digital.

Conheça o projeto em www.editorabichinho.com.br/a-rosa-kaingang



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp