Cacique Doble desenvolve projeto de Educação Fiscal nas Escolas

Publicado em 24/09/2021, Por Assessoria de Imprensa

Os alunos do 1° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ivone Salete Peruzzolo Demartini de Cacique Doble, estão trabalhado a Educação Fiscal nas escolas, através de projeto pedagógico desenvolvido pela professora Roseli Moreno Primieri.

Os agentes municipais Edivan Navarini e Jean Carlo Buziki, acompanharam as atividades. Em um dos trabalhos, os alunos, acompanhados dos orientadores, foram às compras de lanche em um mercado do município e exigiram a nota fiscal para que pudessem conferir a arrecadação do imposto gerado pela compra.

Da mesma forma, se deslocaram até o posto de combustível para abastecimento do ônibus de transporte escolar, onde também pediram a nota fiscal e observaram o imposto arrecadado.

Seguindo com a proposta de aprendizado, foram acompanhar os serviços que o município está realizando no perímetro rural com maquinas da secretária de obras e agricultura, onde puderam ver onde é aplicado o dinheiro arrecadado com os impostos.

Os alunos visitaram também a praça do centro da cidade para observar as lâmpadas que iluminam o espaço, os jardins floridos e bem cuidados, a academia ao ar livre e o parquinho que são obras custeadas com recursos dos tributos. Neste local eles puderam conhecer as obras e os serviços prestados à nossa comunidade e a importância dos cidadãos ajudarem a exercer seus deveres, pagando tributos, a cuidar do patrimônio público, bem como da limpeza e bem estar da nossa comunidade.

Por fim, em sala de aula, a professora juntamente com os Agentes Municipais, fizeram mais uma roda de conversa com mais detalhes sobre a arrecadação de impostos bem como o destino dos recursos. Os agentes entregaram um material explicativo sobre os principais tributos do município e sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha, e falaram sobre a função social dos tributos. Os alunos confeccionaram desenho em quadrinhos com o título: “O destino dos impostos”.

O município de Cacique Doble segue com seu dever de orientar toda a comunidade sobre a importância do tributos e, em específico, com este trabalho nas escolas para os alunos das redes de ensino.