Cacique Doble participa da 5ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado em 01/01/2015, Por Assessoria de Imprensa

O encontro acontece no dia 23, em São José do Ouro e terá a participação de cinco municípios da região

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Cacique Doble participa no dia 23 de abril, às 14h, da 5ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este ano, o encontro que tem como tema o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, será realizado em São José do Ouro, no centro de eventos Danúncio Andreani, reunindo cinco municípios da região.

Participarão do debate os municípios de Cacique Doble, São José do Ouro, Barracão, Tupanci do Sul e Machadinho. Segundo a presidente do COMDICA, Patrícia Tonial, entre as novidades desta conferência está a participação obrigatória de crianças e adolescentes, que deverão ser eleitos delegados para a conferência estadual.

"Esse ano será feita de forma regionalizada com cinco municípios para discutir o tema sobre o plano decenal dos direitos humanos da criança e do adolescente com o foco no fortalecimento dos conselhos de direitos. Uma das novidades é a participação obrigatória de crianças e adolescentes, inclusive, como delegados para participarem da conferencia estadual e talvez na nacional, se forem eleitos na conferencia estadual", diz.

A presidente do COMDICA, ainda destaca a importância da conferência. "É o principal fórum de debates sobre as políticas públicas, em que governo e sociedade civil discutem os acertos e os erros e programam diretrizes futuras para serem implementadas através de ações práticas", frisa.

Patrícia, lembra que os Conselhos Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente têm a preocupação de escutar as crianças e adolescentes para saber desenvolver as políticas públicas que irá atendê-los.  "A preocupação do CONANDA e do CEDICA é com o protagonismo de crianças e adolescentes, eles estudando, participando e opinando sobre a rede de proteção e as políticas públicas presentes e futuras que envolvem suas vidas", disse.

As crianças e adolescentes devem participar de reuniões preparatórias para tratar do assunto em debate na conferência, no dia 17 de abril, a partir das 8h será realizada uma das pré-conferências, no Lions Clube de Cacique Doble.

Para os municípios com até cinco mil habitantes serão eleitos no mínimo, 03 e no máximo, 06 delegados, sendo que uma vaga para cada dois adultos é, obrigatoriamente de uma criança ou adolescente.

A conferência é aberta ao público em geral, as inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento, das 13h às 13h30min.