Estudante de Cacique Doble leva Menção Honrosa em Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Publicado em 01/01/2015, Por Assessoria de Imprensa

Vitor Antonio Mezzalira, 13 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Albino Calgaroto, da comunidade de Santa Catarina, Cacique Doble, levou Menção Honrosa na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).  O estudante bom de matemática foi o primeiro aluno do município a conseguir a premiação durante os anos que as escolas caciqueses participam, mas para isso, Vitor conta que apesar de sempre ter facilidade com as fórmulas e números se preparou para participar da olimpíada.

"Eu gosto muito de matemática, desde pequeno eu sempre consegui resolver cálculos, sempre tive um grande gosto e prazer pela matemática, mesmo. Foi difícil, mas com esforço a gente consegue, é só pensar para resolver, mas estudar é muito importante", diz o aluno.

Quem também esta orgulhosa com a conquista é a diretora da escola e orientadora, Cleomar Terezinha Calgaroto, que ainda destaca que a premiação serve de incentivo não só para as escolas de Cacique Doble, mas para toda a região.

“Todos os alunos, de qualquer escola, com dedicação, vontade e esforço têm condições de chegar a esse patamar. Essa Menção serve como um incentivo para as nossas escolas não só de Cacique Doble, mas também para todas as escolas da região. Porque muitas vezes a gente escuta que esses prêmios vão para lugares distantes, e a gente viu que é possível trazermos para o nosso município", frisa.

A diretora lembra que essa conquista representa um trabalho em equipe. Segundo a professora de matemática é um trabalho que envolve a família e escola.

"Nós da escola agradecemos muito desde a Secretaria da Educação pelo apoio que ela passa para nós e as formações. Também lembramos que a base está na família, e a caminhada do Vitor iniciou desde o pré-zinho, porque esse resultado começou lá no pré com as professoras incentivando, os pais e a dedicação do aluno na escola e em casa, então, é uma responsabilidade para nós continuar a incentivar. Foi um trabalho em  equipe, e vamos lutar para que neste ano de 2015 tenham mais vencedores", finaliza.

Com a premiação Vitor ganhou uma bolsa de estudo no Programa de Iniciação Científica (PIC) em que vai uma vez ao mês em Erechim fazer o curso e ainda tem uma ajuda de custos com as despesas de transporte.