Projeto “Agricultura fonte de vida”

Publicado em 27/05/2019, Por Assessoria de Imprensa

Os alunos do 4º e 5º ano da Escola Belmiro José Granzotto estão desenvolvendo neste semestre o projeto “Agricultura fonte de vida”. O tema do projeto surgiu do interesse dos alunos em estudar e aprender sobre a cultura da soja, que movimenta a economia do nosso município.

As atividades proporcionadas pela professora regente Micheli Zaparoli e Leticia R. Dutra, variaram entre escritas, orais, desenhos, pinturas e visitas à estabelecimentos de nosso município, como na Cerealista Fortuna, onde verificaram o recebimento do grão, bem como a comercialização, emissão de notas e impostos.

Na visita a Cooperativa Coopasul, verificaram as variedades de soja, principais doenças, pragas e tratamentos que afetam esta cultura. O presidente da cooperativa fez um apanhado da origem e produção mundial, nacional e municipal do grão.

Com o auxílio e orientação da nutricionista Edinara Roberta Accorsi foi proporcionada uma experiência diferente, onde produziram e degustaram um delicioso hambúrguer de proteína de soja.

Esta atividade foi significativa, pois além de estarem alimentando-se de forma saudável e nutritiva os alunos tiveram a oportunidade de provar a proteína da soja na alimentação humana, conheceram um pouco mais sobre este grão, sua composição nutricional e outros alimentos que podem ser preparados.

A proteína texturizada de soja (PTS), conhecida também como carne vegetal, é um alimento versátil, pode ser consumido como prato principal ou integrar preparações ricas em nutrientes e de fácil preparo. Pode ser utilizada em diversos pratos em substituição à carne. O hambúrguer teve boa aceitação pelos alunos.

Salientamos que o projeto ainda não está concluído, no decorrer dos próximos dias teremos outras atividades, orientadas pela comunidade escolar e órgãos competentes, como Emater/RS e Técnicos Agrícolas.

Desde já agradecemos a disponibilidade dos profissionais envolvidos em nos receber e atender, esta parceria nos fortalece e enrique o processo de ensino aprendizagem.

Fonte/Fotos: Edinara Roberta Accorsi – Nutricionista