Servidores caciquenses participaram de reunião sobre Certificação Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela

Publicado em 11/01/2019, Por Assessoria de Imprensa

No último dia 09/01/2019, a secretária de saúde de Cacique Doble, Juliana Tomnazzi Fortuna, acompanhada da coordenadora de saúde do município, Zeli Luchese Vazem participou de uma importante reunião sobre a Certificação Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, no município de Sananduva.

A Certificação Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela é um documento imprescindível para quem pretende viajar para um dos países que exigem a imunização da febre amarela. O certificado é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através dos postos de atendimentos.

De acordo com a secretária de Saúde de Sananduva, Karen Raymundi Fincato, o município de Sananduva entrou em contato com a Anvisa e se habilitou para a emissão. Após o trâmite, designou as enfermeiras Ana Paula Belini e Caroline Brezolin para fazerem a capacitação junto à Anvisa, em Porto Alegre. O sistema passou então a funcionar em Sananduva no início deste ano.

Após o Município de Sananduva se habilitação para emitir o Certificado, a procura de outros municípios da região se intensificou, então foi marcada a reunião e os municípios foram convidados a participar do encontro aonde foram repassadas informações sobre o processo de certificação e estabeleceu critérios de atendimento.

Ficou determinado que o serviço de certificação local atende exclusivamente, além de Sananduva, os municípios de Ibiaçá, Machadinho, Cacique Doble, São João da Urtiga, Paim Filho, São José do Ouro, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul e Maximiliano de Almeida.

A secretária de saúde de Cacique Doble Juliana, agradeceu a parceria entre os municípios, bem como a secretária Karen e ao prefeito Leomar José Foscarini, por oportunizar aos caciquense em não precisar se deslocarem até a capital do estado para realizarem a certificação.

Para quem nunca fez a vacina da Febre Amarela, a aplicação deve ser feita 10 dias antes da viagem. Depois, o viajante deverá preencher com antecedência o pré-cadastro na internet no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br/viajante) para facilitar o processo de certificação.

A Vigilância Epidemiológica de Sananduva é responsável por emitir o documento que comprova a imunização. Para isso, é preciso fazer o agendamento prévio pelo telefone (54) 3343.2884. O atendimento é nas terças pela manhã e quintas durante a tarde na Rua Hermínio Picolotto, n° 1140, na Unidade Básica de Saúde Drª Eunice Morales Kaross, no Bairro Silos. É imprescindível a apresentação dos documentos pessoais, comprovante de residência e da caderneta de vacinação preenchida corretamente. Menores de idade devem ter a certidão de nascimento.

Fonte/Fotos: Assessoria de Imprensa de Sananduva