Grupo Vivências de Cacique Doble lança cartilha de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Publicado em 01/01/2015, Por Assessoria de Imprensa

O Grupo Vivências em parceria com a Rede de Apoio à Escola (RAE) do município de Cacique Doble realizou no Salão Paroquial, no dia 11 de julho, o lançamento da Cartilha “Por que causar sofrimento?” com o objetivo de informar a sociedade sobre as formas de violência contra crianças e adolescentes, suas consequências e como agir diante de uma suspeita-identificação.

O evento contou com a presença de cerca de 250 pessoas entre pais, funcionários e professores. A abertura dos trabalhos se deu com a apresentação da peça teatral “Eu quero acreditar na vida” encenada pelo Grupo Acordar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, produzida pela facilitadora da oficina de teatro, Lourdes Lima de Souza.

Essa foi a primeira fase do projeto, apresentar aos pais o material didático que será trabalhado em sala de aula a partir do segundo semestre com alunos do 2º ao 5º ano das redes de ensino. Segundo a professora de educação infantil e integrante do grupo, Jucieli Cagnini Betiolo, o público que assistiu a apresentação aprovou a iniciativa.

"A Cartilha foi uma das primeiras ideias do grupo e foram seis meses de pesquisas. E ficamos felizes em ver que o trabalho foi bem aceito pelos pais e que irá ajudar de alguma forma a comunidade", diz Jucieli.

A professora ainda explica que a escolha em apresentar primeiro aos pais foi uma maneira de informar com antecedência que o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes passará a ser debatido em sala de aula, instigando o diálogo entre pais e filhos e facilitando o entendimento do assunto.

"É importante apresentar aos pais a cartilha e o trabalho do grupo, porque eles são os contatos diretos. Com isso, eles passaram a identificar a rede de proteção e em casos de necessidade de ajuda saberão a quem recorrer. Também entre os objetivos está o de levar ao conhecimento dos pais o que será trabalhado em sala de aula sobre o tema", explica a professora.

O Projeto              Foram 6 meses de pesquisas para a elaboração do material informativo que inclui a cartilha e banners que serão distribuídos nas escolas municipais e estaduais.  Participaram da produção da cartilha a Secretaria de Assistência Social, professores da rede municipal e estadual, psicólogos, assistentes sociais e conselheiros tutelares.

O Grupo Vivências é aberto à comunidade e, atualmente, é composto por professores, assistente social, psicólogas e conselho tutelar. Atua há um ano e meio no município, a partir da intervenção de uma estagiária do Serviço Social, as reuniões são realizadas mensalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).