Publicado em 03/02/2026, Por Assessoria de Imprensa
Reunião estratégica entre Educação, Agricultura e Emater define preços e logística com produtores de agroindústrias e da agricultura familiar para o PNAE
Com a proximidade do início do ano letivo, a organização da alimentação escolar deu um passo importante nesta terça-feira, dia 03 de fevereiro. Um encontro estratégico reuniu produtores, representantes da educação e órgãos técnicos para alinhar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.
O objetivo central da reunião foi organizar a consulta de preços e definir o fluxo de fornecimento dos alimentos que chegarão às mesas dos alunos. Durante o evento, foram discutidos os itens disponíveis no município, os valores de referência para a compra e as regras para a participação de grupos informais e agroindústrias familiares no processo.
A iniciativa é uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Emater/RS-Ascar. A proposta busca não apenas garantir uma alimentação saudável e de qualidade para as crianças, mas também impulsionar a economia local.
O encontro contou com uma presença diversificada, garantindo que as demandas de todas as esferas de ensino fossem atendidas. Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação, das escolas municipais e também das escolas estaduais, além de 15 agroindústrias e agricultores familiares que fizeram a apresentação de produtos e viabilidade de entrega. Representando a regional da Emater/RS-Ascar, o encontro também contou com a presença de Cleunir Augusto Paris, oferecendo suporte técnico e orientação aos produtores.
Com as diretrizes estabelecidas, o município agora segue para a etapa de formalização das chamadas públicas, garantindo que, assim que as aulas começarem, os alimentos frescos e da terra já façam parte do cardápio escolar.
Fotos: Alessandra Pasinato
Outras fotos: