Publicado em 29/01/2026, Por Assessoria de Imprensa
Encontro reuniu equipes diretivas das escolas municipais e consolidou ações para 2026 com base em indicadores educacionais e avaliações externas
Encerrou na manhã desta quinta-feira, 29 de janeiro, a Formação para Gestão Escolar – Recomposição das Aprendizagens e o Direito de Aprender, que reuniu as equipes diretivas das escolas da Rede Municipal de Educação de Cacique Doble. As atividades tiveram início na terça-feira, dia 27, com o objetivo de qualificar a gestão escolar, elevar os níveis de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e profissionais da educação, alinhando as ações aos objetivos previstos no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação e conduzida pela consultora Ma. Sandra Mariz Negrini. No primeiro dia, a formação contou com a presença do prefeito Marcio Caprini e da responsável interina pela Secretaria Municipal de Educação, Suzana Mezzalira, reforçando o compromisso da administração municipal com a educação pública de qualidade.
Na quarta-feira, dia 28, os trabalhos foram dedicados à análise dos resultados e indicadores da Rede Municipal de Educação, incluindo fluxo escolar, conceitos, habilidades, competências, sistemas de avaliação e desempenho. Também foram discutidas as principais potencialidades e fragilidades da rede, as necessidades identificadas e as possibilidades de superação, além da análise das habilidades com menor desempenho no SAERS e a construção do plano de gestão.
Já na quinta-feira, dia 29, a formação foi concluída com a organização dos dados das escolas, a definição de protocolos para a Rede Municipal de Educação e o planejamento das ações para 2026, a partir dos resultados das avaliações externas SAERS e SAEB, além da análise dos níveis de fluência leitora dos estudantes.
A formação seguiu uma metodologia contínua e estruturada, funcionando como um passo a passo para a construção e atualização do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, com base em dados concretos e diagnósticos educacionais. A proposta reforça que educar vai além dos resultados, valorizando o processo, o acompanhamento e a construção coletiva de estratégias.
Fotos: Divulgação
Outras fotos: