Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Rede de apoio participa de formação jurídica e técnica sobre Acolhimento Institucional


Publicado em 23/01/2026, Por Assessoria de Imprensa

Promovido pela Casa de Acolhimento Institucional Santa Rita de Cássia, encontro contou com a participação de representantes de Cacique Doble e demais municípios conveniados

Representantes da rede de apoio e proteção social do município de Cacique Doble participaram, na tarde desta sexta-feira, dia 23 de janeiro, de um momento de formação jurídica e técnica voltado ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes, realizado no Salão de Atos do Fórum de São José do Ouro. O encontro foi promovido pela Casa de Acolhimento Institucional Santa Rita de Cássia, em parceria com os municípios conveniados.

Representando Cacique Doble, estiveram presentes o prefeito Marcio Caprini; a secretária municipal de Assistência Social, Juliane Pasinato; a técnica do CRAS, Elisamara Dal Moro; e as conselheiras tutelares Marloiva Klipel e Simone Deon, fortalecendo a participação do município junto à sua rede de apoio e proteção social.

O momento formativo contou com a participação do advogado Dr. Miguel Bueno, que abordou e esclareceu aspectos jurídicos fundamentais relacionados ao acolhimento institucional, direito de família, responsabilidades legais dos municípios, atuação da rede de proteção e demais temas pertinentes às políticas de proteção especial de alta complexidade.

Também integrou a programação o palestrante Reinaldo Antônio Girardi, que trouxe reflexões sobre o acolhimento institucional sob a perspectiva do atendimento humanizado, das relações interpessoais no âmbito da rede municipal e das práticas voltadas à garantia da proteção integral de crianças e adolescentes.

A formação teve como objetivo fortalecer a atuação integrada entre os municípios e suas redes de atendimento, promover a troca de experiências e qualificar ainda mais os serviços prestados, em consonância com a legislação vigente e os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na oportunidade, o prefeito Marcio Caprini fez uso da palavra, destacando a relevância da Casa de Acolhimento Institucional Santa Rita de Cássia e a importância do trabalho desenvolvido de forma articulada entre os municípios, profissionais e conselheiros, visando assegurar direitos, cuidado e proteção às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Fotos: Divulgação

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp