Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Produtores rurais recebem a primeira atividade do Programa Terra Forte


Publicado em 22/01/2026, Por Assessoria de Imprensa

Visitas técnicas nas propriedades estão sendo realizadas aos primeiros 15 produtores selecionados. Ao todo, são 45 selecionados no programa

Teve início em Cacique Doble a primeira etapa do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha – Operação Terra Forte, com a realização de visitas técnicas nas propriedades rurais dos produtores selecionados. Nesta fase inicial, os trabalhos estão concentrados no diagnóstico das unidades produtivas, que servirá de base para a construção de um plano de ação individualizado para cada família.

De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar, Amauri Pivotto, os primeiros 15 produtores selecionados estão sendo visitados nesta etapa. “Realizamos uma visita técnica completa, com entrevista e aplicação de um questionário que aborda a situação da família, a realidade econômica e social da propriedade e a estrutura produtiva existente. Além disso, vamos a campo para conhecer a área, percorrer a propriedade e levantar informações detalhadas para um diagnóstico preciso”, explica.

Durante as visitas, também é realizada a análise do solo, com a abertura de trincheiras para avaliação de possíveis impedimentos físicos, como compactação, desenvolvimento radicular e condições do perfil do solo. São feitas ainda coletas para análise química, permitindo avaliar a fertilidade, a presença de alumínio tóxico, além de aspectos como declividade do terreno e ocorrência de erosão.

Segundo Amauri Pivotto, esse diagnóstico inicial é fundamental para orientar as próximas etapas do programa. “Após essa avaliação, será construído, junto com cada produtor, um plano de ação integrado da propriedade, definindo as medidas que deverão ser adotadas para melhorar a fertilidade e a qualidade do solo, corrigir aspectos químicos e físicos e, assim, produzir mais, com mais segurança e sustentabilidade”, destaca.

O Programa Terra Forte é uma iniciativa que visa a recuperação produtiva e o fortalecimento da agricultura familiar, promovendo práticas sustentáveis e aumentando a resiliência climática das propriedades rurais. Em Cacique Doble, 45 produtores foram selecionados, além de 9 suplentes, que poderão ser chamados conforme o andamento do programa.

A ação é promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e executada em parceria com a Emater/RS-Ascar.

Fotos: Divulgação

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp