Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Cacique Doble fortalece a proteção à infância com capacitação sobre Escuta Especializada


Publicado em 03/11/2025, Por Assessoria de Imprensa

Profissionais de diferentes áreas participaram da formação, garantindo atendimento humanizado e seguro a crianças e adolescentes vítimas de violência

O Governo Municipal de Cacique Doble deu mais um passo importante na consolidação da Lei Municipal nº 1.695/2025, que regulamenta a proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e está em implantação desde abril. Nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, foi realizada a Capacitação Profissional para a Escuta Especializada, realizada na Câmara de Vereadores.

O encontro teve como objetivo fornecer os subsídios necessários para a implementação efetiva do procedimento no município, fortalecendo as políticas públicas locais e aprimorando as práticas profissionais das equipes que atuam diretamente com crianças e adolescentes.

A capacitação abordou temas como Sistema de Garantia de Direitos e novos parâmetros de atuação, Lei da Escuta Especializada e sua aplicação no âmbito municipal, fluxos e protocolos de atendimento e condução adequada da escuta especializada. A formação foi ministrada pela psicóloga Marina Dametto e pela assistente social Samantha Rovani.

A iniciativa é do Comitê de Gestão Colegiada, coordenado por Juliane Matos da Rosa, com Emília Dal Moro na vice-coordenação. De acordo com a coordenação, o evento contou com a presença do Juiz da Comarca de São José do Ouro, Dr. Victor Mateus Bevilaqua, além de representantes das secretarias municipais, escolas, unidades de saúde, Secretaria de Saúde e CRAS.

Conforme a vice-coordenadora, todos os participantes foram capacitados sobre a importância e os procedimentos da Escuta Especializada. “O encontro teve momentos teóricos, de organização prática e de alinhamento da implementação. Agora, o comitê, junto com o COMDICA, dará sequência à elaboração dos fluxos de atendimento”, explica ela.

Os próximos passos já estão alinhados: em fevereiro, uma nova capacitação será realizada para toda a rede, incluindo motoristas de transporte escolar, merendeiras e demais profissionais que têm contato direto com crianças e adolescentes, para orientá-los sobre como proceder diante de um relato espontâneo.

A Escuta Especializada tem como propósito garantir um acolhimento humanizado e seguro às vítimas, assegurando o respeito à dignidade, à privacidade e à proteção emocional das crianças e adolescentes. A implantação em Cacique Doble segue as diretrizes da Lei Federal nº 13.431/2017 e do Decreto nº 9.603/2018, reforçando o compromisso do município com a proteção integral da infância e adolescência.

Fotos: Divulgação

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp