Comissão de Farmácia e Terapêutica divulga o Calendário Farmacêutico

Publicado em 17/08/2017, Por Assessoria de Imprensa

Tendo em vista exigências do Ministério da Saúde e como forma de fortalecer a Assistência Farmacêutica do município, foi criada, em setembro de 2016, através de portaria municipal a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), composta por equipe multidisciplinar, composta por farmacêutico, enfermeiro, médico, odontólogo, e vigilante sanitário, possuindo importante papel na seleção segura e uso racional de medicamentos.

A Comissão já obteve muitas conquistas e ações em prol da assistência farmacêutica, dentre elas: Criação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), baseada na RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais); criação de protocolos de tratamento; inclusão de fitoterápicos; participação da Campanha Outubro Rosa na conscientização do uso de anticoncepcionais e métodos preventivos; entre outras ações.

A REMUME tem como base o conceito de medicamento essencial da OMS (Organização Mundial da Saúde) - “são aqueles que satisfazem às necessidades prioritárias no processo do cuidado à saúde de uma população”.

Segundo a OMS, eles devem ser selecionados com o objetivo de atender aos problemas de relevância em saúde pública, devendo ser consideradas as evidências de eficácia e segurança, assim como, dados das relações custo-efetividade e custo-benefício.

Atualmente a Comissão é composta pelas médicas Greice Bertolini, Bruna Danieli Menin, farmacêutica Alyssara Clamer, enfermeiras sara Bernardi e Zeli Luchese Vazen, odontóloga Precila Raymundi e a vigilante sanitária Daiane Vargas Fortuna. O secretário Josimar Navarini, participa como membro consultivo da Comissão.

Diante das determinações e exigências dos órgãos competentes a Comissão está divulgando o projeto “Calendário Farmacêutico”, que consiste em um informativo da REMUME em forma de calendário que estará fixado nas mesas dos consultórios médicos do município, auxiliando os mesmos na escolha do tratamento constante na rede básica municipal.

Reg.Jorn.Prof. 6321/32/RS