Cacique Doble recebe Prêmio Mendes Ribeiro Filho de Transparência Pública

Publicado em 12/01/2016, Por Assessoria de Imprensa

Prêmio reconhece eficiência e rapidez no Serviço de Informações ao cidadão e coerência nas respostas

Novamente o município de Cacique Doble está em destaque quando o assunto é transparência. A administração foi premiada pela segunda vez, neste ano, dessa vez com o Prêmio Mendes Ribeiro Filho de Transparência Pública, que reconhece a eficiência no Serviço de Informações ao Cidadão eletrônico (e-SIC).

Apenas 16 prefeituras gaúchas receberam o prêmio, que é uma iniciativa desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e a Associação dos Diários do Interior (ADI-RS). O prefeito, Clairton Pasinato (PMDB), participou da cerimônia de premiação, no plenário do TCE-RS em Porto Alegre, na tarde do dia 11, a entrega do prêmio foi realizada pelo presidente do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, e o presidente da ADI, Jones Alei da Silva.

A premiação valoriza os Executivos Municipais que foram mais eficientes no cumprimento da Lei de Acesso à Informação quanto às respostas oferecidas para as demandadas da cidadania. Diferentemente da avaliação realizada pelo TCE-RS quanto à qualidade das informações disponíveis nos portais, este projeto mede a correção das respostas do Poder Público Municipal a respeito de dados que estão sob a guarda dos Executivos.

A seleção dos vencedores ocorreu após avaliação realizada pelos auditores do TCE-RS, dos 99 Executivos que conquistaram, em 2014, o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, realizado pelo Tribunal. Ao longo do segundo semestre eles formularam e enviaram às prefeituras três pedidos de informação. As respostas foram analisadas e tabuladas de acordo com critérios estabelecidos previamente no regulamento do concurso.