Programa ALFA promovido em Cacique Doble forma 13 estudantes

Publicado em 13/10/2015, Por Assessoria de Imprensa

A ação promovida pela assistência social em parceria com o SENAR busca alfabetizar adultos

A falta de oportunidade na infância não impediu a disposição em voltar para a escola, depois de adultos. A segunda turma de formandos do Programa ALFA – Alfabetizando para Profissionalizar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacique Doble em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato dos Empregadores Rurais de São José do Ouro, realizou a solenidade de formatura na noite de quinta-feira (8), na Sede do Lions Clube em Cacique Doble.

Foram 13 estudantes beneficiados pelo programa que busca alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar. As aulas aconteceram na Escola Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, no período de abril a outubro de 2015, somando 210 horas, os alunos também tiveram curso de Educação Ambiental e treinamento sobre Saneamento Rural Básico.

O prefeito Clairton Pasinato, destacou a importância de proporcionar independência intelectual para quem não teve oportunidade na infância.

"É emocionante perceber que conseguimos proporcionar através desse programa muito mais que independência, mas que aprender a ler e escrever significa a realização de um sonho e, quem sabe, o inicio de uma vida estudantil para uma futura formação" diz.

O Programa Alfa tem como prioridade a alfabetização de produtores, trabalhadores rurais e público do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. A formação acontece através da união entre educação e trabalho, com atividades que atuam no desenvolvimento profissional rural e aptidões pessoais e, simultaneamente, com ações de educação.

Em Cacique Doble, a administração municipal, através da Secretaria de Assistência Social, promove ações e oferta serviços para tornar o usuário protagonista de sua própria história, primando pelas parcerias adequadas e pelo atendimento das demandas trazidas pelo público.