Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Cacique Doble sedia reunião regional sobre o Programa Brasil Alfabetizado


Publicado em 25/04/2025, Por Assessoria de Imprensa

Encontro realizado nesta sexta-feira, dia 25 de abril, reforça os objetivos do Pacto que busca superar o analfabetismo

O município de Cacique Doble foi sede de uma importante reunião regional nesta sexta-feira, dia 25 de abril. O encontro mobilizou o setor educacional de toda a região pertencente à Amunor para tratar do Programa Brasil Alfabetizado e do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Elevação da Escolaridade, uma política pública do Governo Federal iniciada em 2024, sob coordenação do Ministério da Educação.

O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Cacique Doble e reuniu secretários de educação, formadores locais e representantes municipais das cidades de Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Ibiaçá, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, Tapejara e Vila Lângaro.

A abertura do evento contou com as falas do prefeito Marcio Caprini e da responsável interina pela Secretaria Municipal de Educação de Cacique Doble, Suzana Mezzalira, e, que destacaram a importância da alfabetização e da ampliação da escolaridade como pilares para o desenvolvimento humano e social.

A formadora regional do pacto, Daiane Zuanazzi, conduziu os trabalhos da reunião, apresentando estratégias e diretrizes para a implementação do programa nos municípios. Entre os temas discutidos estiveram a formação de turmas de alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), os desafios locais para ampliar a oferta de matrículas e as ações de busca ativa da população que ainda não teve acesso à escolarização formal.

Um dos principais entraves relatados pelos municípios é a dificuldade de encontrar pessoas dispostas a retornar aos estudos, mesmo quando há o reconhecimento da necessidade. Em muitos casos, adultos que não sabem ler ou escrever não se sentem encorajados a voltar à sala de aula, o que exige estratégias mais humanizadas, flexíveis e acolhedoras.

Durante a reunião, os participantes puderam compartilhar suas experiências, esclarecer dúvidas e pensar coletivamente sobre soluções viáveis e adaptadas à realidade de cada município. O Pacto tem como objetivos centrais superar o analfabetismo de jovens, adultos e idosos, além de ampliar a escolarização da população e aumentar a oferta de turmas de alfabetização e EJA em todo o território nacional.

Fotos: Emerson Silva

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp