Publicado em 24/04/2025, Por Assessoria de Imprensa
Visita buscou fortalecer parcerias e atender às demandas da comunidade indígena de Cacique Doble, como a construção de uma nova UBS e recursos para custeio em saúde
Com o objetivo de apresentar as demandas da comunidade indígena, nesta quinta-feira, 24 de abril, uma comitiva do município de Cacique Doble esteve em São José, Santa Catarina, em audiência com a coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) – Interior Sul, Eunice Antunes (Kerexu). A pauta abordou assuntos diversos relacionados à qualidade de vida da população indígena, como saúde, habitação, saneamento básico e o fortalecimento das ações conjuntas entre o município e o órgão federal.
A reunião contou com a participação do prefeito Marcio Caprini, do secretário de Administração Joceli Paim Zorzan, da secretária de Saúde Marluci Ricci e da vereadora Sidnei Salette Carniel Olivoto. Durante a audiência, foi entregue um ofício solicitando a viabilidade para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para a comunidade indígena, além da destinação de recursos para o custeio de despesas em saúde.
Segundo o prefeito Marcio Caprini, o encontro buscou fortalecer o diálogo entre o município e os órgãos responsáveis pela saúde indígena. “Foi uma conversa importante, onde pudemos apresentar as demandas reais da comunidade indígena de Cacique Doble. A ideia é estreitar os laços, buscar soluções e fortalecer parcerias que possam melhorar a estrutura e o atendimento de saúde nas áreas indígenas, respeitando as especificidades de cada território”, destaca ele.
Pauta
O principal ponto abordado durante o encontro foi a viabilidade da construção de uma nova Unidade de Saúde na Terra Indígena Cacique Doble, considerando que a unidade atual tem infraestrutura inadequada, o que compromete a qualidade dos serviços prestados, tornando necessária a avaliação dos trâmites para a implementação de uma nova unidade de atendimento.
Além disso, foi requerido informações sobre a utilização de recursos destinados à população indigena para o custeio de despesas em saúde, incluindo a aquisição de medicamentos, realização de exames e demais necessidades do atendimento. O encontro buscou esclarecer se os recursos já previstos para a saúde indigena (PIAPS) podem ser utilizados para essa finalidade ou se há possibilidade de captação de novos recursos para garantir um atendimento mais adequado à população.
O que é o DSEI?
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde. O órgão, ligado ao Ministério da Saúde, é responsável pela atenção à saúde de 42 mil indígenas de 16 etnias, distribuídos em 200 aldeias em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A atuação do órgão busca garantir uma atenção diferenciada, respeitando aspectos culturais, geográficos e sociais dos povos originários.
Fotos: Divulgação
Outras fotos: