Novos conselheiros tutelares são empossados em Cacique Doble

Publicado em 12/01/2016, Por Assessoria de Imprensa

Cerimônia aconteceu neste domingo, 10. Equipe formada por cinco conselheiros terá mandato até 2020

Os novos conselheiros tutelares de Cacique Doble tomaram posse na manhã deste domingo, 10 de janeiro, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores. Os conselheiros tutelares terão mandato que compreende de 2016-2020.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares e comunidade. Depois da eleição realizada no dia 04 de outubro de 2015, os escolhidos pela população e diplomados como titulares foram Lenir Nunes, Noemi Kapej Antonio, Clara Maria Pastro Toniêto, Adilson Garkapej Antonio e Inês Terezinha Bettiolo Lemos. Ocupando o cargo de conselheiros suplentes Jacir José Pereira, Katilene Souzo Vieira, Larissa Gris,  Dionéia Padilha Faggion,  Marivane Calgaroto.

Durante a posse o prefeito Clairton Pasinato, desejou sucesso aos novos conselheiros e destacou que o trabalho de proteção às crianças e adolescentes, é um dever de todos, mas os conselheiros tutelares têm o compromisso de intensificar os cuidados para garantir os direitos previstos em lei.

“Desejamos que realizem um bom trabalho nesses quatro anos, respaldado e dando ainda mais credibilidade ao Conselho Tutelar. O juramento feito, já representa uma grande responsabilidade assumida. É um trabalho que depende de muita sensibilidade, pois o conselheiro tutelar, na maioria das vezes atende pessoas que enfrentam situações de crises, dificuldades e trazem histórias de vida muito complexas. E é fundamental que saiba ouvir, compreender cada caso individual, para poder oferecer uma solução com um trabalho de maneira personalizada. Vale lembrar que é um trabalho que conta com a ajuda da sociedade, pois age muitas vezes através de denúncias. O que faz importantíssima a parceria entre todos nós. Destacamos também que o conselheiro, assim como o Juiz, aplica as medidas aos casos que atende, mas não executa essas medidas, as medidas de proteção dependem ativamente da execução de outros como poder público, entidades, sociedade e família para a proteção das nossas crianças. É um trabalho em conjunto e todos nós podemos fazer a nossa parte. Esperamos que todos os conselheiros realizem um ótimo trabalho”, diz o prefeito.

O Conselho é um órgão público não-jurisdicional, permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Nos dias 14 e 15 de janeiro, os conselheiros tutelares devem passar por uma capacitação, em São José do Ouro.